Pacote Alter do Chão Primeiras Impressões
Alter do Chão
É o destino ideal para quem quer relaxar e se conectar com a natureza e ter um primeiro contato com o conhecido Caribe Amazônico.
1º DIA: Santarém - Alter do Chão
Chegada no Aeroporto de Santarém e traslado por cerca de 1 hora até Alter do Chão. Acomodação por 4 noites, com café da manhã.
Conhecido como o Caribe Amazônico, Alter do Chão oferece cenários paradisíacos, diversas trilhas e caminhadas e passeios de barco e canoas para vislumbrar um pôr do sol baixando na linha do horizonte do rio.
É o destino ideal para quem quer relaxar e se conectar com a natureza, seja através das inúmeras praias de água doce, a experiência na FLONA (Floresta Nacional dos Tapajós) com as gigantescas árvores de sumaúma ou com as visitas a comunidades ribeirinhas e indígenas. Alter do Chão encanta e surpreende seus visitantes.
2º DIA: Alter do Chão
Após o café da manhã no hotel, encontro com o representante local para passeio de barco a motor pelo Lago Verde, local de grande beleza natural, de onde, segundo conta a lenda, os índios Borari, antigos habitantes da região, retiravam pedras para a confecção do muiraquitã, um amuleto em forma de sapo.
Em seguida, visita à Floresta do Caranazal, uma floresta que permanece submersa durante os meses de fevereiro a julho (inverno amazônico), ou ao Igarapé do Macaco, um caminho de águas cristalinas e uma das principais nascentes do Lago Verde entre os meses de agosto a janeiro (verão amazônico).
Por fim, navegação até a praia de Carapanari. Parada para almoço (não incluso) e tempo livre para atividades independentes.
Ao final da tarde, navegação pelo Rio Tapajós até a Ponta do Cururu, uma ponta de areia lançada sobre o rio onde o pôr-do-sol se põe refletido no grande rio. Oportunidade de avistar os golfinhos de água doce e os botos, que costumam brincar neste local durante o cair da tarde.
Retorno ao hotel em Alter do Chão.
3º DIA: ALTER DO CHÃO - FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS - ALTER DO CHÃO
Café da manhã no hotel e saída para à Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), uma das mais antigas unidades de conservação do Brasil, com 600 mil hectares. São inúmeras comunidades ribeirinhas, que sobrevivem do turismo, do látex e de atividades agroextrativistas, da pesca e da caça.
Chegada à comunidade de Jamaraqua, um povoado com aproximadamente 50 famílias, cuja economia é baseada na utilização sustentável dos recursos naturais da floresta.
Em seguida, caminhada de cerca de 3 horas pela floresta, onde é possível encontrar diversas árvores de grande valor medicinal e alimentar para as comunidades locais, oportunidade de avistar a centenária e gigantesca Sumaúma. No caminho de volta, parada para banho num igarapé de águas cristalinas no meio da floresta.
Retorno à comunidade e almoço simples no restaurante comunitário feito com muito carinho.
Tempo livre para atividades independentes. Oportunidade de aprender sobre a produção de bolsas e outros artigos artesanais feitos do látex - o "couro vegetal" extraído das seringueiras.
Retorno de lancha para Alter do Chão.
4º DIA: ALTER DO CHÃO - CANAL JARI - RIO ARAPIUNS - AVISTAMENTO DE QUELÔNIOS - ALTER DO CHÃO
Café da manhã no hotel.
Início do dia com passeio em direção ao Canal do Jari, caminho natural pelo rio Amazonas que percorre uma área de várzea amazônica onde haverá a possibilidade de avistar pássaros, jacarés, macacos, preguiças, iguanas. Dependendo da época do ano, possibilidade de avistar as vitórias régias da Amazônia e experimentar a culinária produzida a partir desse vegetal.
Navegação até o encontro com o rio Arapiuns. Durante o trajeto de lancha, parada e breve caminhada pela comunidade de Urucureá, onde a cestaria de palha de tucumã (palmeira) é produzida pela comunidade.
Em seguida, continuação da navegação pelo rio Arapiuns em direção à comunidade Coroca para conhecer as criações de tartarugas da Amazônia e abelhas nativas sem ferrão, bem como a vida dessas comunidades tradicionais da Amazônia. O caminho estará repleto de praias de areias finas e águas transparentes que nos convidam para bons banhos.
Retorno ao hotel em Alter do Chão.
5º DIA: ALTER DO CHÃO - SANTARÉM
Café da manhã no hotel e check-out. Em horário apropriado, encontro com o representante local e traslado privativo de cerca de 1 hora ao aeroporto de Santarém.
Época do ano: Alter do Chão tem duas estações bem definidas: uma de chuva e outra de seca e os cenários ficam distintos conforme a estação. Durante a vazante, de agosto a janeiro (verão amazônico), é ideal para visitar as praias fluviais formadas pela baixa dos rios e caminhar em uma diversidade maior de trilhas na FLONA. A época de cheia, de fevereiro a julho (inverno amazônico), é ideal para os passeios de canoa nos igapós (as árvores amazônicas cobertas pelos rios).
Nível de dificuldade: Fácil a Moderado. É uma viagem fácil para qualquer pessoa, de qualquer idade e em boas condições de saúde. Esta viagem inclui uma caminhada em circuito, com duração de 3 a 4 horas na floresta com desnível de até 100 metros de altura. Além disso os viajantes devem estar aptos a fazer embarque e desembarque em estruturas de acesso insipientes e estarem confortáveis em um programa intenso.
NESTE ROTEIRO INCLUI:
- Acomodação por 4 noites em Alter do Chão, com café da manhã;
- Traslados privativos entre aeroporto / hotel / aeroporto, em veículo climatizado;
- Traslados fluviais de lancha, conforme mencionados no roteiro;
- Guia local de turismo durante todas os passeios mencionados no roteiro;
- Passeios privativos conforme mencionado no roteiro;
- Ingressos aos pontos mencionados no roteiro;
- Autorizações de entrada ao pontos mencionados no roteiro;
- Taxas comunitárias em Santarém/Alter do Chão;
- Dois almoços em restaurantes locais conforme mencionado no roteiro;
- Kit de viagem.
NESTE ROTEIRO NÃO INCLUI:
- Passagem aérea doméstica no Brasil;
- Taxas de embarque;
- Taxa de turismo a ser paga localmente no hotel;
- Despesas com documentação;
- Seguro viagem;
- Seguro cancelamento;
- Excesso de bagagem;
- Antecipação no horário de chegada (early check-in);
- Prorrogação no horário de saída (late check-out);
- Refeições não mencionadas como incluídas;
- Bebidas não mencionadas como incluídas;
- Gorjetas;
- Passeios e excursões sugeridas e/ou opcionais;
- Entradas aos locais de visitação durante os passeios e excursões sugeridas e/ou opcionais;
- Extras de caráter pessoal como: lavanderia, telefonemas, bebidas alcoólicas, alimentação extra, gorjetas, consumo de minibar e tudo que não estiver mencionado como incluído no roteiro.
Solicite um orçamento personalizado ou acesse a Área do Agente.
Caso não tenha cadastro, clique aqui para fazer seu cadastro.
Para reservas com mais de 20 dias da data do início da viagem:
- Entrada de 25% do valor do pacote. Pagamento à vista, PIX ou transferência bancária eletrônica ao câmbio do dia do pagamento.
- Saldo em até 10 vezes sem juros, com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Elo.
- Parcelamento disponível para os cartões emitidos no Brasil.
Para reservas com menos de 20 da data do início da viagem:
- Entrada de 50% do valor do pacote. Pagamento à vista, PIX ou transferência bancária eletrônica ao câmbio do dia do pagamento.
- Saldo em até 2 vezes sem juros, com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Elo.
- Parcelamento disponível para os cartões emitidos no Brasil.
RESERVA:
A entrada de 25% do valor do pacote deve ser paga 24 horas após enviada a confirmação das reservas, descontando o sinal.
Em caso de desistência por parte do passageiro após a confirmação das reservas, será feito o cálculo de eventuais multas de hotéis e serviços, usando o valor da entrada para cobertura das mesmas.
Para reserva de viagens em feriados internacionais, por exemplo Natal e Réveillon, ou quando fornecedor condicionar, o sinal e a entrada de 25% do pacote serão cobrados de uma vez.
ALTERAÇÕES:
Mudanças após confirmação total será cobrada multa de R$100 + multa de hotéis, empresas aéreas e outras empresas envolvidas quando vigentes.
Caso a passagem já tenha sido emitida, as penalidades e multa das companhias aéreas envolvidas estarão vigentes também.
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO:
- Parte terrestre:
Até 45 dias antes do início da viagem: 10% do valor do pacote por pessoa de taxas administrativas e eventuais multas dos fornecedores envolvidos conforme condições contratuais. Caso a passagem já tenha sido emitida, as penalidades e multa das companhias aéreas envolvidas estarão vigentes também.
De 44 a 31 dias antes da viagem: perda de 30% (trinta por cento) sobre o valor total do pacote.
De 30 a 16 dias antes da viagem: perda de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor total do pacote.
Menos de 15 dias antes do inicio da viagem: perda de 100% (cem por cento) do valor total do pacote, independente dos motivos apresentados pelo passageiro.
- Parte aérea:
As tarifas aéreas usadas nos pacotes têm condições restritas e muitas vezes não reembolsáveis. Em caso de cancelamento a multa varia de 25% a 100% do valor pago dependendo da companhia aérea e das condições da tarifa aplicada.