Pacote Alter do Chão Completo
Santarém, Alter do Chão
Explore os Rios Tapajós e Arapiuns navegando por praias desertas e um lago de Vitórias-Régias, visite comunidades tradicionais e caminhe na Floresta Nacional do Tapajós entre árvores gigantes neste roteiro de 7 dias.
1º dia: SANTARÉM - ALTER DO CHÃO
Chegada ao aeroporto de Santarém, recepção pelo representante local e traslado privativo ao hotel.
Acomodação por 6 noites em Alter do Chão, com café da manhã.
Conhecido como o Caribe Amazônico, Alter do Chão oferece cenários paradisíacos, diversas trilhas e caminhadas e passeios de barco e canoas para vislumbrar um pôr do sol baixando na linha do horizonte do rio.
2º dia: ALTER DO CHÃO - LAGO VERDE - PONTA DO CURURU - ALTER DO CHÃO
Após o café da manhã no hotel, encontro com o representante local para passeio de barco a motor pelo Lago Verde, local de grande beleza natural, de onde, segundo conta a lenda, os índios Borari, antigos habitantes da região, retiravam pedras para a confecção do muiraquitã, um amuleto em forma de sapo.
Em seguida, visita à Floresta do Caranazal, uma floresta que permanece submersa durante os meses de fevereiro a julho (inverno amazônico), ou ao Igarapé do Macaco, um caminho de águas cristalinas e uma das principais nascentes do Lago Verde, entre os meses de agosto e janeiro.
No final da tarde, navegação pelo Rio Tapajós até a Ponta do Cururu, uma ponta de areia lançada sobre o rio onde o pôr-do-sol se põe refletido no grande rio. Oportunidade de avistar os golfinhos de água doce e os botos, que costumam brincar neste local durante o cair da tarde.
Retorno ao hotel em Alter do Chão.
3º dia: ALTER DO CHÃO - FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS - ALTER DO CHÃO
Café da manhã no hotel e saída para à Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), uma reserva florestal de 600 mil hectares que abriga floresta primária, praias, comunidades tradicionais, igarapés e igapós.
Chegada à comunidade de Jamaraqua, um povoado com aproximadamente 50 famílias, cuja economia é baseada na utilização sustentável dos recursos naturais da floresta.
Em seguida, caminhada de cerca de 3 horas pela floresta, onde é possível encontrar diversas árvores de grande valor medicinal e alimentar para as comunidades locais, oportunidade de avistar a centenária e gigantesca Sumaúma. No caminho de volta, parada para banho num igarapé de águas cristalinas no meio da floresta.
Retorno e almoço simples na casa dos caboclos feito com muito carinho.
Tempo livre para atividades independentes. Oportunidade de aprender sobre a produção de bolsas e outros artigos artesanais feitos do látex - o "couro vegetal" extraído das seringueiras.
Retorno ao hotel.
4º dia: ALTER DO CHÃO - RIO ARAPIUNS - ALTER DO CHÃO
Café da manhã no hotel e saída em barco a motor para o Rio Arapiuns. Durante o caminho parada na comunidade de Urucureá, para conhecer a cestaria de palha de tucumã (palmeira) produzida pela comunidade.
Em seguida, continuação pelo Rio Arapiuns em direção à comunidade Coroca para conhecer as criações de tartarugas da Amazônia e abelhas nativas sem ferrão, bem como a vida dessas comunidades tradicionais da Amazônia. No caminho, é possível observar belas praias de areias finas e águas transparentes que convidam para bons banhos.
Retorno ao hotel.
5º dia: ALTER DO CHÃO - CANAL DO JARI - CARAPANARI - ALTER DO CHÃO
Após o café da manhã no hotel, partida em direção ao Canal do Jari, um canal artificial que conecta os rios Amazonas e Jari, e também é onde há uma grande possibilidade de avistar diversos animais, como pássaros, jacarés, macacos, preguiças e iguanas. Dependendo da época do ano, é possível encontrar as vitórias régias da Amazônia e experimentar a culinária produzida a partir desse vegetal.
Continuação em barco pelo Rio Tapajós até a Praia de Carapanari. Parada para almoço em restaurante local (não incluso). Tempo livre para banho e atividades independentes.
Retorno ao hotel.
6º dia: ALTER DO CHÃO
Café da manhã no hotel e dia livre para atividades independentes.
7º dia: ALTER DO CHÃO - SANTARÉM
Café da manhã no hotel e check-out. Em horário apropriado, encontro com o representante local para seguir em traslado privativo de cerca de 1 hora ao aeroporto de Santarém.
Época do ano: Alter do Chão tem duas estações bem definidas: uma de chuva e outra de seca e os cenários ficam distintos conforme a estação. Durante a vazante, de agosto a janeiro (verão amazônico), é ideal para visitar as praias fluviais formadas pela baixa dos rios e caminhar em uma diversidade maior de trilhas na FLONA. A época de cheia, de fevereiro a julho (inverno amazônico), é ideal para os passeios de canoa nos igapós (as árvores amazônicas cobertas pelos rios).
Nível de dificuldade: Fácil a Moderado. É uma viagem fácil para qualquer pessoa, de qualquer idade e em boas condições de saúde. Esta viagem inclui uma caminhada em circuito, com duração de 3 a 4 horas na floresta com desnível de até 100 metros de altura. Além disso os viajantes devem estar aptos a fazer embarque e desembarque em estruturas de acesso insipientes e estarem confortáveis em um programa intenso.
NESTE ROTEIRO INCLUI:
- Acomodação por 6 noites em Alter do Chão, com café da manhã;
- Traslados privativos entre o aeroporto / hotel / aeroporto, em veículo climatizado;
- Traslados fluviais em lancha, conforme mencionado no itinerário;
- Passeios privativos conforme mencionado no itinerário;
- Guia local de turismo em todos os passeios mencionados no itinerário;
- Ingressos aos pontos mencionados no itinerário.
- Entrada aos pontos mencionados no itinerário;
- Autorizações de entrada em Santarém / Alter do Chão;
- 3 almoços conforme mencionado no itinerário;
- Kit de viagem.
NESTE ROTEIRO NÃO INCLUI:
- Passagem aérea doméstica no Brasil;
- Taxas de embarque;
- Taxa de turismo a ser paga localmente no hotel;
- Despesas com documentação;
- Seguro viagem;
- Seguro cancelamento;
- Excesso de bagagem;
- Antecipação no horário de chegada (early check-in);
- Prorrogação no horário de saída (late check-out);
- Refeições não mencionadas como incluídas;
- Bebidas não mencionadas como incluídas;
- Gorjetas;
- Passeios e excursões sugeridas e/ou opcionais;
- Entradas aos locais de visitação durante os passeios e excursões sugeridas e/ou opcionais;
- Extras de caráter pessoal como: lavanderia, telefonemas, bebidas alcoólicas, alimentação extra, gorjetas, consumo de minibar e tudo que não estiver mencionado como incluído no roteiro.
Solicite um orçamento personalizado ou acesse a Área do Agente.
Caso não tenha cadastro, clique aqui para fazer seu cadastro.
Para reservas com mais de 20 dias da data do início da viagem:
- Entrada de 25% do valor do pacote. Pagamento à vista, PIX ou transferência bancária eletrônica ao câmbio do dia do pagamento.
- Saldo em até 10 vezes sem juros, com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Elo.
- Parcelamento disponível para os cartões emitidos no Brasil.
Para reservas com menos de 20 da data do início da viagem:
- Entrada de 50% do valor do pacote. Pagamento à vista, PIX ou transferência bancária eletrônica ao câmbio do dia do pagamento.
- Saldo em até 2 vezes sem juros, com cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Elo.
- Parcelamento disponível para os cartões emitidos no Brasil.
RESERVA:
A entrada de 25% do valor do pacote deve ser paga 24 horas após enviada a confirmação das reservas, descontando o sinal.
Em caso de desistência por parte do passageiro após a confirmação das reservas, será feito o cálculo de eventuais multas de hotéis e serviços, usando o valor da entrada para cobertura das mesmas.
Para reserva de viagens em feriados internacionais, por exemplo Natal e Réveillon, ou quando fornecedor condicionar, o sinal e a entrada de 25% do pacote serão cobrados de uma vez.
ALTERAÇÕES:
Mudanças após confirmação total será cobrada multa de R$100 + multa de hotéis, empresas aéreas e outras empresas envolvidas quando vigentes.
Caso a passagem já tenha sido emitida, as penalidades e multa das companhias aéreas envolvidas estarão vigentes também.
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO:
- Parte terrestre:
Até 45 dias antes do início da viagem: 10% do valor do pacote por pessoa de taxas administrativas e eventuais multas dos fornecedores envolvidos conforme condições contratuais. Caso a passagem já tenha sido emitida, as penalidades e multa das companhias aéreas envolvidas estarão vigentes também.
De 44 a 31 dias antes da viagem: perda de 30% (trinta por cento) sobre o valor total do pacote.
De 30 a 16 dias antes da viagem: perda de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor total do pacote.
Menos de 15 dias antes do inicio da viagem: perda de 100% (cem por cento) do valor total do pacote, independente dos motivos apresentados pelo passageiro.
- Parte aérea:
As tarifas aéreas usadas nos pacotes têm condições restritas e muitas vezes não reembolsáveis. Em caso de cancelamento a multa varia de 25% a 100% do valor pago dependendo da companhia aérea e das condições da tarifa aplicada.